Ciclista pedalando sua bike
Review Bike Black Orange Onix Comp Speed
Ciclistas em uma competição

Afinal, andar de bike faz bem? Conheça os benefícios de pedalar

Review de bike: Black Orange Onix Comp Speed

10 motivos para você pedalar mais: conheça os benefícios da bicicleta

Além de ser um meio de transporte barato e sustentável, andar de bicicleta também possui muitas outras vantagens. Conheça aqui todos os benefícios de pedalar.

O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. Seja para fugir dos engarrafamentos ou ter um estilo de vida saudável, motivos não faltam para começar a rodar. Mas se você ainda está com dúvida sobre os benefícios de pedalar, eu explico. Neste artigo reuni todas as vantagens físicas e mentais que a magrela proporciona. Boa leitura!

Para quem os benefícios de pedalar são indicados?

Andar de bicicleta é um esporte indicado para pessoas de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada à corrida ou caminhada. Isso diminui principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. Além disso, é uma forma de diminuir o estresse do dia a dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina. Além disso, é uma forma de treinamento para diversos grupos musculares.

Logo, não existem desculpas para não pedalar! Mesmo iniciante, invista na sua saúde mental e física pedalando com amigos, conhecidos e conhecendo novos lugares na magrela.

Quais são os benefícios de pedalar para o corpo?

Ciclista profissional pedalando sua bike MTB

Um dos meios de transportes mais utilizados no mundo, andar de bike proporciona muitos ganhos ao corpo. Confira abaixo quais são os benefícios de pedalar por aí.

Ajuda no emagrecimento

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e uma silhueta mais magra. Mesmo que você pedale por apenas meia hora por semana, certamente notará uma redução em seu peso.

Melhora o tônus muscular

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Entretanto, um dos maiores benefícios é o ciclismo ser um dos poucos esportes que trabalha todos os grupos musculares. Então, tanto suas pernas como braços e outros membros ficarão resistentes com a prática constante na magrela. Pedalar regularmente lhe dará força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do corpo.

Aumenta o fôlego

Se você já viu um ciclista subindo uma ladeira íngreme deve ter se perguntado: como ele consegue? A resposta está nos pulmões reforçados. Pedalar exige muito oxigênio e, por causa disso, sua respiração será muito exercitada. Com o tempo você terá fôlego para aguentar pedais mais longos. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões receberão doses maiores de ar e aguentarão atividades mais intensas.

Não prejudica as articulações

Diferentemente de outras atividades, no ciclismo o seu contato com o chão não fica a cargo das pernas e pés. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno. Então, se você tem problemas com esportes de impacto, este pode ser um benefício de pedalar muito vantajoso.

Reduz o colesterol

O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas. Por isso, com certeza, andar de bicicleta é uma forma alternativa de manter a saúde. Dessa forma você pode até aproveitar alimentos mais pesados, sem exageros.

Ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Outro índice do corpo combatido com o ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Este é sem dúvida um grande benefício de pedalar para os diabéticos. Uma pessoa com este quadro pode e deve praticar exercícios físicos. Andar de bike ajudará a manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis e reduzirá o risco de complicações cardiovasculares.

Controla a pressão arterial

Um dos grandes benefícios de pedalar está no trabalho feito nas veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade. Isso ajuda a baixar a pressão arterial. Com uma pressão equilibrada, seu coração  precisará de menos esforço para bombear sangue para o corpo.

Melhora a coordenação motora

Além de ser uma atividade divertida, andar de bicicleta gera vantagens para a coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ela  faz com que seus reflexos fiquem mais apurados. Este fator influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Se você sofre com problemas nas articulações, andar de bicicleta é um ótimo meio para remediá-lo. Como um exercício de baixo impacto, pedalar ajuda na manutenção de ossos e articulações. É a opção ideal para prevenir osteoartrite, osteoporose, quedas e fraturas. Essa atividade, acompanhada de uma alimentação saudável e visitas regulares ao médico, melhora muito a sua qualidade de vida.

Elimina toxinas do corpo

Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor. Por isso, suar durante o pedal lhe ajudará a eliminar toxinas com mais facilidade. Aproveite os dias quentes para pedalar mais e fazer uma limpeza em seu organismo!

Melhora a circulação sanguínea

Já teve a sensação de ter o sangue correndo mais rápido pelas suas veias enquanto anda de bicicleta? Isso não é apenas emoção, é pura realidade. Ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio. Assim, na bike seu coração baterá mais, fazendo com que o sangue corra mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, melhorando sua saúde e desempenho.

Ciclista bebendo água pedalando sua bicicleta

Rejuvenescimento

Se o seu objetivo é ter a saúde de um jovem, ande de bicicleta! Um dos grandes benefícios de pedalar é o rejuvenescimento. De acordo com um estudo da Universidade de Birmingham ciclistas possuem um sistema imunológico mais jovem do que não atletas. Para chegar neste resultado, foi realizada uma comparação entre 125 bikers e pessoas que não praticavam atividades físicas. A análise comprovou que, mesmo diante da ação do tempo, a força muscular do primeiro grupo permanecia como a de um jovem.

Aumenta a estamina

Um dos melhores benefícios de pedalar é, sem dúvida, poder rodar muito sem cansar. Porém, esse efeito só acontece com treino e foco na alimentação. Isso por causa da estamina. Chamamos assim a capacidade de uma pessoa resistir por um longo período de atividade. Uma capacidade que o pedal fornece não só para a atividade, mas para várias outras tarefas da vida. Para a ampliar essa vantagem competitiva, continue pedalando progressivamente.

Promove a saúde da pele

Conforme a idade avança ocorre a oxidação dos nossos tecidos. Porém, um dos melhores benefícios de pedalaré reduzir os efeitos do envelhecimento na pele. O exercício faz com que o sangue circule melhor pelo corpo, eliminando substâncias que provocam a oxidação. Assim o corpo também combate os radicais livres, consequentemente, protegendo o organismo como um todo.

Melhora a saúde do intestino

A saúde intestinal é um problema para muitas pessoas. Para estes, andar de bike pode ser uma ótima ideia. Com a prática do ciclismo, o intestino começa a funcionar melhor. A razão é que os exercícios estimulam o organismo a trabalhar bem, assim, o intestino entra em equilíbrio. Aliando a bicicleta com uma boa dieta e a hidratação em dia, o resultado será sucesso.

Promove a longevidade

Pessoas que pedalam possuem uma longevidade maior. Um estudo feito com ciclistas em Copenhage, na Dinamarca, mostrou que ao praticar essa atividade frequentemente, aumenta a expectativa de vida. Para os homens, 5 anos a mais; já mulheres, 3 anos a mais na conta. Uma boa alternativa para aproveitar momentos!

Melhora a vida sexual

Como citado na parte arterial, andar de bicicleta melhora a circulação sanguínea e, isso, contribui  muito para a vascularização dos órgãos sexuais. Logo, um dos benefícios de pedalar é ajudar na vida sexual. Quando o sangue circula melhor pelo organismo, além da estimulação fisiológica, ele melhora a produção de hormônios. Um deles, a serotonina, colabora no aumento do prazer e bem-estar.

Mantém o corpo preparado para outras atividades

Pedalar constantemente prepara o corpo para pegar cada vez mais pesado. Por isso, o ciclismo permite ganhar resistência para outras atividades físicas. Se você tem vontade de praticar musculação, crossfit, natação, entre outros exercícios, vá com confiança. Caso sinta que ainda não está preparado, comece pelo ciclismo. Ele ajudará você em outras práticas.

Quais são os benefícios de pedalar para a mente?

Ciclista pedalando sua bicicleta

Nem só de benefícios para o corpo vive o ciclista. Os benefícios de pedalar entregam valor para a mente e, também, para o físico. Afinal, quando corpo e mente estão em equilíbrio, nossos resultados são melhores. Confira abaixo algumas das vantagens:

Proporciona bem-estar

Pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam sensação e prazer no organismo. Por isso, dificilmente você verá alguém triste ao praticar este exercício. Além de fazer bem para o corpo, rodar de bike ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse. Quando praticado na natureza, essa sensação tem resultados ainda maiores.

Economia e tranquilidade

A vida de quem depende do trânsito não é fácil. Seja em automóvel próprio ou do município, o estresse gerado na ida ao trabalho ou até mesmo passeios pode estragar o dia. Um dos principais benefícios de pedalar está na economia e tranquilidade de locomoção. Se você faz o seu trajeto diário de metrô, ônibus ou carro, escolher a bike será muito econômico. Ah, outra grande vantagem: todo o dinheiro economizado aqui pode ser revertido para outras áreas da sua vida como viagens, alimentação, lazer, entre outros.

Ajuda em relacionamentos

Dos benefícios de pedalar, fazer relacionamentos é um daqueles que rende parcerias para a vida. Encontrar os amigos em parques, ciclovias, trilhas ou na estrada, colocará você em contato com iniciantes e profissionais. Mesmo em cidades grandes, o ciclismo aproxima pessoas. Boa parte das lojas de bike possuem grupos de pedal. Logo, você pode entrar em uma turma dessas e fazer amizades.

Previne más condições de saúde mental

Seja em situações de estresse, ansiedade ou tristeza, pedalar sempre ajuda. Para reverter quadros assim e prevenir outros transtornos, a bicicleta é perfeita. A endorfina é liberada durante as pedaladas, controlando e prevenindo desordens mentais.

Garante um sono melhor

As noites de sono tranquilas são um perfeito aliado dos benefícios de pedalar. O motivo para isso é que o corpo e a mente ficam mais relaxados com a prática regular deste exercício.  Para que os efeitos relaxantes que garantem o sono profundo aconteçam, os pedais devem ser feitos sob algumas condições, como não pedalar perto do horário de dormir. Prefira praticar a atividade pela manhã, assim, quando a anoitecer, os efeitos no seu sono serão bem percebidos.

Melhora a memória

Com a circulação sanguínea regular, o ciclismo também ajuda a criar células cerebrais no hipocampo. Essa região é responsável pela memória, que começa a enfraquecer a partir dos 30 anos. Assim, pedalando constantemente e memorizando trajetos, rotas e trilhas você trabalha essa área cerebral.

Agora que você já conhece todos os benefícios de pedalar, tanto para físico quanto para a mente, que tal colocá-los em prática? No blog da Black Orange, você confere um artigo especial com tudo o que você precisa saber para começar no ciclismo. Ah, se ainda tiver dúvidas, também separei um conteúdo com informações ricas de como este esporte funciona. Vem comigo e vamos juntos elevar o seu nível no pedal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas