Ciclista com óculos de ciclismo
Bicicleta vermelha da marca Black Orange na loja Bike Point
Review Bike Black Orange Onix Comp Speed

Como escolher um óculos de ciclismo? Descubra aqui!

Seguro de bicicleta: o que é e o que ele assegura?

Review de bike: Black Orange Onix Comp Speed

Escolher o melhor óculos de ciclismo não é apenas questão estética, mas sim fornecer aos olhos proteção adequada durante o pedal. Confira como não errar na compra.

Os óculos de ciclismo são um dos itens mais importantes para o atleta. Com luvas e capacete, eles estão entre os equipamentos de segurança que não podem faltar no pedal. Entretanto, escolher um bom modelo muitas vezes parece impossível. Afinal, são tantas opções! Mas a verdade é que para tomar essa decisão não precisa de tanto mistério.

Se você quer descobrir como encontrar o melhor óculos de ciclismo e saber se realmente vale investir neste acessório, continue comigo! Neste post trago todas as dicas que você precisa para não errar na sua compra. Boa leitura!

O que são os óculos de ciclismo?

Ciclista com óculos de ciclismo

Responsáveis por entregar mais conforto ao atleta, os óculos de ciclismo são acessórios indispensáveis para pedalar. Isso porque eles protegem a visão e evitam que poeira, insetos, galhos e outros resíduos atinjam seus olhos. Contudo, estes equipamentos também asseguram a vista contra pingos de chuva, luz solar e reflexos. Isso é muito importante, pois, em situações assim, o condutor pode passar por uma cegueira momentânea, resultando até em acidentes. Confira abaixo outras vantagens de utilizá-los:

  • melhoram o conforto visual em pedaladas noturnas ou ao entardecer;
  • aprimoram a visualização de obstáculos como pedras e buracos;
  • evitam o ressecamento dos olhos pelo vento e o lacrimejamento;
  • garantem boa ventilação, impedindo que as lentes embacem;
  • proteção contra raios solares nas pedaladas durante o dia;
  • evitam contato de corpos estranhos com os olhos;
  • protegem os olhos contra obstáculos e galhos.

Quais são os tipos de óculos de ciclismo?

Já que os óculos de ciclismo fazem tanta diferença, optar apenas por um bom design na hora da compra não basta. Diferentes dos óculos comuns, estes modelos são mais ajustados ao rosto, justamente para aumentar o grau de proteção. Além disso, esse acessório pode ser feito de diferentes componentes, favorecendo a visão durante um estilo de pedal. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para encontrar os óculos ideais para a sua necessidade.

Armação

A escolha da armação depende do formato do seu rosto e do nível de conforto que você busca. Por isso, é possível encontrar opções feitas de vários materiais como plástico, nylon e até fibra de carbono. Outra possibilidade são os óculos com ou sem narigueira. Tecnológicas, também existem armações com lentes intercambiáveis. Com elas você pode trocar a lente, conforme a sua necessidade. Assim, é possível usar apenas um óculos para pedalar durante o dia, à noite ou em outros horários. Além de poder escolher entre modelos mais claros ou escuros.

Lentes

Em relação às lentes, existe uma vasta possibilidade no mercado. Para escolher aquela que atenda suas necessidades, é importante que você conheça e compare cada uma delas. Abaixo separei as lentes  por tonalidade, categoria de luminosidade e tecnologia, veja só:

Tonalidade

Versáteis, as lentes estão disponíveis no mercado em diversos tons, sendo cada um momento específico do pedal. Confira abaixo quais são eles e quando os utilizar:

  • Escuras: óculos de ciclismo com lentes escuras são ideais para pedais em ambientes muito claros. Logo, você pode usá-los em dias ensolarados ou em locais com neve. Os modelos escuros espelhados aumentam a filtragem dos raios solares.
  • Amarelas: indicadas para pedais em dias nublados ou durante o entardecer. Essa tonalidade aumenta o contraste dos objetos, permitindo que o ciclista os enxergue com maior nitidez. Além disso, ajuda a diminuir o incômodo causado pelos faróis.
  • Transparentes: feitas para os dias nublados com pouca incidência de luz ou pedais noturnos. As lentes transparentes impedem que corpos estranhos, obstáculos e insetos machuquem os olhos do ciclista.
  • Fotocromáticas: esse tipo de lente escurece conforme a incidência de raios solares aumenta, ficando claras à noite. É ideal para pedaladas longas, que começam durante o dia e terminam à noite. Também são muito úteis em viagens ou para quem deseja ter óculos versáteis.
  • Alaranjadas: recomendadas para pedaladas noturnas, elas ampliam o campo de visão e melhoram a visualização da pista.

Categoriade luminosidade

Os óculos de ciclismo possuem diferentes níveis de transparência, sendo que as mais escuras bloqueiam melhor a luminosidade. Entretanto, a escolha da luminosidade do seu acessório dependerá do ambiente que você encontrará durante o pedal. Confira abaixo:

  • Categoria 0: lentes transparentes ou com tons muito leves que transmitem mais de 80% da luz. Ocasiões com pouca luz.
  • Categoria 1: lentes levemente coloridas que transmitem entre 43% e 80% da luz. Ideais para luminosidade solar baixa.
  • Categoria 2: lentes que possuem uma transmissão entre 18% e 43% da luz. São indicadas para luminosidade solar média.
  • Categoria 3: transmissão da luz entre 8% e 18%. Recomendadas para forte luminosidade solar em zonas com muito sol.
  • Categoria 4: transmissão da luz visível entre 3 e 8%. São adequadas para condições de extrema luminosidade.

Tecnologias

Além da escolha da tonalidade e da transparência dos óculos de ciclismo, a tecnologia da lente também irá lhe ajudar. Algumas delas, como a proteção UV, são essenciais para a proteção ocular do atleta. Conheça abaixo um pouco mais sobre este assunto:

Proteção UV – Sem precisar de grandes argumentos, a proteção UV é essencial durante o pedal. Responsável por garantir a segurança dos olhos do atleta contra os raios nocivos do sol, elas devem estar presentes em todos os óculos de ciclismo. Por isso, lembre-se: não compre um equipamento sem esta tecnologia.

Lentes extras – Além de escolher a lente certa para você, muitos óculos acompanham opções adicionais. Geralmente, estas peças são oferecidas na versão mais clara, ideais para ambientes com pouca luz.

Tratamento hidrofóbico – Se você gosta de trilhas, MTB ou de pedais mais radicais, essa é a tecnologia certa. O tratamento hidrofóbico repele a lama e o acúmulo de sujeira na lente, ajudando o atleta a manter a visão no caminho.

Anti-embaçante – Quando estamos pedalando em velocidade baixa, é comum que a lente dos óculos de ciclismo embacem. Por isso, alguns modelos apostam em tratamentos com produtos especiais e aberturas de ventilação.

Como escolher o melhor óculos de ciclismo?

Ciclista usando óculos de proteção

Geralmente, a primeira característica que chama atenção em um óculos de ciclismo é o design. Mas você também deve considerar outros pontos. Na hora de escolher, é importante avaliar todos os detalhes. Além de aspectos como a armação e lentes, o horário do pedal e a modalidade também devem guiar suas decisões. Eles servirão como base para você entender qual modelo atende às suas necessidades. Confira abaixo algumas dicas para não errar na compra:

Modalidade

Dependendo da modalidade que você pratica, alguns acessórios são mais ou menos indicados. Para MTB, por exemplo, é importante optar por óculos com lentes que reduzem o ofuscamento, o brilho e aumentam o contraste. Além disso, a tecnologia que repele a lama também ajudará a manter o desempenho. Já os ciclistas de estrada, devem preferir modelos com design aerodinâmico. Então, analise bem se os óculos que você gostou se encaixam na modalidade que você roda na bike.

Horário das pedaladas

Assim como você pôde perceber na categoria de luminosidade, o horário da pedalada é um ponto com grande influência na escolha dos óculos. Dependendo da sua rotina, será melhor contar com mais de um modelo ou comprar um óculos com lentes intercambiáveis. Mas se a sua ideia é pedalar de dia e eventualmente à noite, os modelos fotocromáticos podem ser uma boa ideia. Analise seus hábitos como ciclista antes de definir.

Resistência

Ninguém deseja ter lentes riscadas ou quebradas no primeiro tombo. Por isso, bons óculos de ciclismo precisam ser resistentes. Avalie cuidadosamente o material dos óculos e prefira lentes de policarbonato. Além de resistirem melhor aos impactos, elas são mais leves e confortáveis para o uso.

Conforto

Passar horas pedalando desconfortável é um martírio. Assim, antes de comprar seus óculos de ciclismo, experimente e confira se ele se ajusta ao seu rosto. Confira se ele está rente à face e se não cairá durante os pedais. Além disso, modelos mais leves pesam menos no nariz, o que ajuda no conforto.

Falando nisso, um bom óculos de bike possui regiões acolchoadas nos pontos de contato. Por isso, muitos contam com hastes e narigueiras flexíveis que os ajustam melhor no rosto. Isso aumenta o conforto e evita que os óculos saiam do lugar. Também é possível encontrar versões emborrachadas.

Ventilação

Diferente do que muita gente imagina, os nossos olhos também precisam estar ventilados. Caso essa região não seja bem arejada, suas lentes começarão a embaçar durante os pedais. Por isso, escolha óculos de ciclismo que contem com um sistema de ventilação com entradas e direcionadores de ar nas armações ou lentes.

Teste de encaixe com o capacete

Um pequeno detalhe, mas que é crucial para o sucesso da sua compra é o teste de encaixe. Na hora da escolha, vale a pena prestar atenção em como os óculos irão interagir com o seu capacete. Em alguns modelos, a haste pode não se encaixar corretamente com as tiras ou com o sistema de retenção. Por isso, é interessante levar este acessório junto na hora da compra.

Os 3 melhores óculos de ciclismo do ano

Óculos para ciclista

Para ajudar na sua busca pelos melhores óculos de ciclismo, separei alguns modelos que são considerados os mais atrativos da categoria os nossos especialistas. Confira comigo:

1.   100% Speedtrap Photochromic

O Speedtrap é a mais recente evolução dos populares óculos de alto desempenho da 100%. Com recursos bem elaborados é a escolha ideal para ciclistas profissionais ou entusiastas. Sua armação é feita de material Grilamid TR90 forte, mas flexível. Além disso, conta com um mecanismo de ajuste no comprimento das hastes, tornando-as perfeitas para o rosto do atleta.

A lente fotocrômica permite que apenas 16% da luz passe se for brilhante. Já em condições sombrias, este percentual é de até 77%. Possui tecnologia que elimina água, sujeira, óleo e desembaça. O que permite que o seu campo de visão esteja sempre claro e nítido.

2.   Shimano S-Phyre R Ridescape Road

Redefinindo o design de óculos de alta performance, o S-Phyre R Ridescape RD conta com uma armação sem hastes, baixo peso e uma única lente ampla. O resultado é uma excelente visibilidade e ótima proteção contra o vento. Com toque macio na pele do atleta, ele garante uma aderência sem igual.

É equipado com a lente Ridescape Road, otimizada para atletas de estrada pedalarem sob tempo limpo e ensolarado. Este modelo ajuda o ciclista a perceber riscos na estrada e mudanças na textura mesmo de longe.

3.   Oakley Kato Prizm Road

O Kato foi projetado para ultrapassar os limites do desempenho com um design feito sob medida. Assim, estes óculos de ciclismo se adaptam aos contornos do rosto para uma aparência perfeita. Seu design de envolvimento progressivo e disruptivo, arquitetura sem moldura, função de inclinação inovadora e vários nosepads criam um ajuste personalizado.

Emparelhado com a tecnologia de lentes Prizm, este é um modelo destinado aos atletas de mais alto nível. Àqueles que procuram uma cobertura otimizada e um campo de visão expandido para atingir um só objetivo: o pódio.

Onde posso comprar meus óculos de ciclismo?

Diferente daqueles que são feitos para corrigir imperfeições oculares, os óculos de ciclismo devem ser comprados em lojas especializadas da categoria. Para garantir que fatores indispensáveis como a proteção UV, tecnologias e o material de fabricação, é importante que você conheça a procedência dos produtos e verifique a originalidade da fábrica. Só assim você poderá acionar a garantia caso algo ocorra.

Que tal achar agora mesmo os seus óculos de ciclismo? No site da Bike Point você encontra diversos modelos e ainda pode filtrar por marca, tipo de lente e muito mais. Confira e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas