Bicicleta Black Orange
Ciclista equipado com capacete ciclístico
Bike Black Orange

Rodas no asfalto: guia básico para pedalar na cidade

Como escolher o capacete ciclístico certo para o seu pedal?

Como escolher a melhor bike para a minha categoria do ciclismo?

Quer ter uma experiência ainda melhor com a sua bike no urbano? Conheça aqui dicas que irão transformar o seu jeito de pedalar na cidade. Boa leitura!

Seja para passear, treinar à noite ou ir ao trabalho, as bicicletas estão cada vez mais presentes nas ruas. Afinal, pedalar na cidade é divertido, saudável e pode levar você para praticamente qualquer lugar. Mas antes de sair rodando por aí, você deve estar atento a diferentes situações e fatores.

Para adotar a bike na estrada, você precisa saber o básico sobre as regras de trânsito, ciclovias, equipamentos e acessórios. Por isso, preparei um conteúdo que lhe ajudará muito na hora de transformar o ciclismo urbano em estilo de vida. Bora conferir!

Como pedalar na cidade da forma certa?

Ciclista pedalando na cidade com a bicicleta Black Orange

Andar de bicicleta é uma atividade repleta de benefícios. A cada giro do pedal, o ciclista preserva o meio ambiente, economiza, melhora a saúde e, ainda, estimula a sua produção de endorfina. Ou seja, ganha mais disposição e melhora o seu humor. E é por essas e outras vantagens que muitas pessoas estão escolhendo trocar o carro ou o transporte público pela magrela. Na grande São Paulo, por exemplo, são mais de 9 mil delas circulando todos os dias, conforme dados da CET

Todo esse movimento tem mostrado aos municípios que para pedalar na cidade o ciclista precisa do seu espaço. Assim, a quantidade de ciclovias vem aumentando a cada ano. Entretanto, esse crescimento ainda é lento. Uma apuração feita pela Globo News mostrou que ciclofaixas correspondem a apenas 3,1% da malha viária das cidades. Por isso, saber qual é o seu lugar no trânsito e como se portar no pedal urbano é tão importante. Confira abaixo regras indispensáveis para rodar no asfalto.

1.   Respeite as leis de trânsito para pedalar na cidade

Se você quer pedalar na cidade, minha primeira dica não poderia ser outra, senão essa. Respeitar as leis de trânsito brasileiras é o mínimo que qualquer pessoa que esteja nas vias deve fazer. No Código de Trânsito Brasileiro existem regras específicas para o uso de bikes. Andar na sua mão e não usar a calçada são algumas delas. Vale a pena conhecer cada uma.

2.   Ande na faixa da direita

Ao pedalar na cidade, o corpo do ciclista fica vulnerável em meio ao trânsito. Por isso, manter-se à direita é a melhor forma de se proteger dos automóveis. Esta é a faixa destinada aos veículos em menor velocidade. Em alguns casos pode ser melhor usar a esquerda, mas são raras as exceções. Ao se posicionar não fique muito no canto, senão os carros tentarão passar na mesma faixa que você está. Por mais que seja uma obrigação manter 1,5m de distância das bicicletas, muitos motoristas não o fazem.

3.   Não rode na contramão

Para andar bem em um ambiente urbano é necessário seguir o fluxo do trânsito. Isso quer dizer, não pedalar na cidade na contramão. Um pedestre que vai atravessar a rua, olhará apenas para o lado de onde os carros vêm. Da mesma forma que um carro que vai entrar em uma rua ou sair de uma vaga de estacionamento. Ninguém espera encontrar uma bike vindo na contramão. Além disso, girar no sentido certo diminuirá muito suas chances de colisão.

4.   Sinalize seus movimentos

Para pedalar na cidade com tranquilidade, é muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória. Por isso, sempre sinalize o que irá fazer. Se a sua bicicleta não tiver seta nem luz de freio, não tem problema! Gesticule com as mãos sobre o seu próximo movimento. Se vai entrar à direita, à esquerda, ou se vai parar. Assim, você não corre o risco de um condutor frear em cima da hora. A comunicação no trânsito é essencial. Peça passagem, dê passagem. Avise quando for esperar o motorista passar e, também, sinalize quando precisar entrar na sua frente.

5.   Use ciclovias e ciclofaixas

As ciclofaixas e ciclovias foram feitas para que você possa pedalar na cidade em segurança. Por isso, sempre busque caminhos em que há opções dessas vias exclusivas de bike. Planeje sua rota e tente delimitar ao máximo o seu trajeto por elas. Desse jeito seu pedal ficará mais seguro e prazeroso. Quando não puder contar com essa estrutura de proteção, a dica é fugir de avenidas com muito tráfego. Ah, também tenho um lembrete: nunca pedale na calçada. Se precisar utilizá-la, desça da bicicleta para evitar acidentes.

6.   Seja educado

Assim como esperamos que os motoristas sejam cordiais, eles também esperam que nós, os ciclistas, sejamos educados. Sempre que possível gesticule, agradeça e seja gentil. Pedalar na cidade desse jeito torna o caminho ainda mais alegre e prazeroso. 

Quais são os equipamentos de segurança para pedalar na cidade?

Pedalar na cidade é uma atividade ótima. Mas para ficar ainda melhor, é preciso ter segurança. Por isso fiz uma lista com 5 equipamentos que não podem ficar de lado na hora de ganhar a pista. Vamos ver?

1.   Use capacete

Ciclistas pedalando com bicicletas Black Orange na cidade e com capacete de segurança

Apesar de não ser obrigatório, o capacete é um dos principais acessórios para pedalar na cidade, trilhas ou nas estradas. Item de segurança básico, dependendo do tipo de queda ele pode salvar vidas. Por isso, vale a pena usá-lo. Você pode ler mais sobre os modelos de capacete ciclístico aqui.

2.   Invista em iluminação

Ciclistas pedalando à noite na cidade

Para poderem ter tempo de reação e fazer desvios com segurança, os motoristas precisam ver você. Por isso, a iluminação deve estar ativa nas bikes mesmo durante o dia. Entretanto, os refletivos que vêm junto com as bicicletas não ajudam muito. Quando for pedalar na cidade, aposte em um kit de iluminação. Utilizá-los piscando irá chamar a atenção das pessoas, principalmente em pedais noturnos. Use sempre luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas perceberem rapidamente se você está indo ou vindo.

3.   Experimente luvas e óculos

Ciclista com luvas e óculos de proteção pedalando na cidade

Sim, você pode pedalar na cidade sem usar luvas e óculos, mas usá-los tornará sua experiência melhor. Além de evitar que sua pele fique irritada com o apoio contínuo na manopla, as luvas protegem as suas mãos em possíveis quedas. Elas também fazem a diferença no frio. Sua cobertura evita que os dedos endureçam com o vento e atrapalhem você na hora de frear.

Já os óculos oferecem uma proteção contra poeira e outras partículas que podem entrar nos seus olhos com o vento. Essa ação é muito importante, pois garante que a sua visão não seja bloqueada, gerando situações perigosas.

4.   Use roupas apropriadas

Ciclista com roupa laranja da Black Orange

As roupas específicas para ciclismo tornarão o seu pedal mais seguro e confortável. Coloridas, com elas fica mais fácil chamar atenção dos motoristas. Assim, eles conseguem enxergar você de longe e ganham tempo para não frear em cima da hora. Se for pedalar na cidade como transporte ou passeio, uma camiseta por baixo da sua roupa lhe ajudará na absorção do suor. Evite cachecóis longos, saias ondulantes e jaquetas que possam ficar presas nas rodas ou freios. Em bikes com correntes descobertas, calças longas podem sujar de óleo.

Se a sua pedalada for longa, é indicado um pouco mais de cuidado para se vestir. Peças especiais com proteção solar irão garantir que você não sofra com os impactos do tempo.

5.   Instale retrovisores e buzinas

Ciclista e uma bicicleta com retrovisor e buzina

Outro equipamento que aumentará a sua segurança ao pedalar na cidade são os retrovisores. Eles permitem que o ciclista visualize tudo ao redor, tendo mais facilidade para tomar decisões e desviar de obstáculos. Mas para que funcionem bem, eles precisam estar na posição correta. Isso dará a visão necessária para quem está na pista. Além deste item, também é interessante contar com uma buzina. Ela lhe ajudará a sinalizar sua presença e a alertar pedestres e motoristas, diminuindo as chances de acidentes.

Bônus: dicas gerais para pedalar na cidade

Agora você já sabe como deve se portar no trânsito e conhece os equipamentos para pedalar na cidade com segurança. Mas não vamos parar por aqui! Separei algumas dicas gerais que colocarão o seu pedal urbano em outro nível, confira.

Capacete, óculos, tênis, farol e bicicleta ao fundo

Mantenha a manutenção em dia

Não deixe de conferir se está tudo certo com a bike antes de sair. Para pedalar na cidade, a manutenção deve ser sempre prioridade. Ainda que você não enfrente trilhas e estradas em alta velocidade, a bicicleta precisa ter respostas imediatas aos seus comandos.

Freios e pneus são dois pontos que devem ser checados sempre, pois são eles que garantem boa parte da segurança no pedal.

Por isso, lembre-se de fazer a calibragem. Por perder ar gradualmente, as câmaras de ar dos pneus precisam ser infladas. O ideal é fazê-lo de acordo com a pressão recomendada, uma ou duas vezes por mês.

Além dessas peças, o sistema de marchas e outros componentes também merecem atenção. O câmbio, por exemplo, deve funcionar silenciosamente, leve e com o mínimo de esforço possível. Caso não esteja nestas condições, significa que ele não está lubrificado corretamente. Mantenha também sua corrente em dia.

Tenha um kit de ferramentas

Imprevistos acontecem. Por isso, ter em mãos um kit de ferramentas para bike é essencial para pedalar na cidade com segurança. Além dos clássicos pneus furados, elas ajudarão você com ajustes nos câmbios e freios.

Uma boa dica para quem busca praticidade é o Kit de Ferramentas Absolut 11 peças. É uma espécie de canivete suíço com múltiplas chaves, sendo elas: Allen de diversas medidas, Philips e Fenda. Além disso, acompanha duas espátulas, kit de remendos e bomba de ar de mão. Vale a pena conferir!

Evite distrações no pedal

Para pedalar na cidade você precisa estar sempre atento ao trânsito. Por isso, evite distrações. Mesmo que esteja firme e acostumado, não fique com o celular na mão enquanto pedala. Andar de bicicleta ouvindo música é relaxante, mas também não deve tirar o seu foco. Esteja sempre atento a tudo.

Tenha sempre um cadeado

Os cadeados são acessórios que evitam que sua bicicleta seja furtada. Você pode usá-los em várias situações comuns ao pedalar na cidade. Por exemplo, para travar a bike no estacionamento do trabalho, ou deixá-la em uma grade enquanto relaxa.

Alguns modelos são grandes ou usam correntes, por isso é bom ter um bagageiro e alforje para facilitar. Já outros, como a trava U-Lock, podem acompanhar um suporte de fixação para o quadro. Aí fica mais simples levar o cadeado para onde você for.

Experimente bolsas e alforjes

Pedalar na cidade não impede que você carregue coisas. Para transportar algo na bike, a solução é fácil. As bolsas para bicicleta são parecidas com pochetes e servem para levar equipamentos, documentos e itens pessoais. Diferentes dos alforjes, as bolsas são compactas e instaladas sem o apoio de bagageiros.

Pronto para pedalar na cidade?

Andar de bike pela cidade é prático, saudável e, ainda, permite observar as ruas por um novo ângulo. Por isso, espero que você tenha encontrado neste guia o conteúdo que procurava para sair logo rodando por aí! Caso precise investir em equipamentos, saiba a Bike Point tem tudo o que você precisa para pedalar na cidade com tranquilidade e segurança. Visite o site e aproveite.

2 comentários
  1. Boa tarde.
    Gostei muito deste POST. Ações iguais a esta deveriam ocorrer sempre, seja pelo poder público ou privado.
    Empresas deveriam orientar seus funcionários e escolas deveriam ensinar os alunos a respeitar as leis.
    Eu como motorista e ciclista vejo diariamente ciclistas correndo riscos desnecessários.
    Parabéns pelo iniciativa.

    1. Olá, Marcelo. Muito obrigado pelo seu feedback. É fundamental a conscientização para um trânsito mais seguro para todos, principalmente para nós ciclistas. Continue nos acompanhando por aqui, ainda abordaremos muitos temas pertinentes sobre o universo das bikes. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas