Tilha de mountain bike
Equipamento que monitora o ritmo cardíaco no ciclismo
Ciclismo para iniciantes

Trilha de mountain bike: passos que você precisa seguir antes de encarar uma!

Ritmo cardíaco no ciclismo: conheça seu coração e pedale melhor

Ciclismo para iniciantes: o que eu preciso saber antes de pedalar?

Encarar uma trilha de bicicleta é revigorante. Entretanto, precisa ser feito da forma correta. Confira tudo o que você precisa para trajetos de mountain bike.

São muitos os motivos que levam os ciclistas a fugirem da cidade e procurarem um lugar reservado para as pedaladas. Além disso, a busca por adrenalina no trajeto também é um grande estímulo. Assim, o mountain bike tem ganhado cada vez mais força no Brasil.

Entretanto, participar de qualquer tipo de trilha exige resistência e concentração. Principalmente nesta categoria, onde é preciso aguentar as irregularidades e obstáculos do trajeto. Para evitar acidentes e problemas, é importante saber para onde vai, o que levar e quais cuidados tomar.

Para ajudar você a dar a sua pedalada com toda a segurança, coloquei neste artigo algumas dicas para seguir antes de sair para respirar o ar puro. Confira e aproveite!

O que levar para uma trilha de mountain bike ?

Ciclista de mountain bike em uma trilha

Rodar em uma trilha é viver o verdadeiro espírito do mountain bike. Por isso, a primeira impressão pode ser desafiadora e de teste para os seus limites físicos. Para encarar uma aventura dessas é preciso se preparar muito, mesmo que o percurso seja aparentemente leve. Veja abaixo tudo o que você precisa saber antes de encarar esse desafio.

1. Motivação

Nem sempre é fácil deixar o sofá de lado e encarar a magrela com todo o entusiasmo do mundo. Mas, uma vez na sua trilha de mountain bike favorita e depois de uma subida difícil, a motivação está lá de volta. É nessas horas em que você vê como tudo valeu a pena! E também é nesse momento que a sua aptidão também melhora. Então, pedale sempre!

2. Proteção

Os equipamentos de segurança, em uma trilha, são indispensáveis. Não pode haver esquecimento de nenhum desses itens, em hipótese alguma. O terreno para onde você vai, faz parte da natureza e pode apresentar muitas surpresas pelo caminho. Lembre-se de sempre usar capacete, luvas, óculos, além de roupas e calçados próprios para o MTB. Assim, você pode começar rodar tranquilo e confortável.

3. Hidratação

A dica mais simples é a que vai garantir um bom início seu nas trilhas: leve água! Mesmo que você pedale em trilha de terra e área arborizada, em dias ensolarados faz muito calor. Além disso, percursos de mountain bike costumam ter bastante poeira. Se manter hidratado é fundamental para o sucesso do seu pedal. Leve sempre uma garrafinha de água presa a sua bicicleta e vá tomando ao longo do seu trajeto.

4. Alimentos

Todos nós sabemos que mesmo as pedaladas curtas pós-trabalho geralmente se tornam mais longas do que o esperado. Por isso, carregue com você um pequeno lanche sempre que for pedalar. Pode ser uma barra de energia ou fruta. Quando você menos espera a fome aparece. E, para quem gasta muita energia, repor aquilo que perde é indispensável para seguir na trilha.

5. Celular

Mesmo que o objetivo da sua trilha de mountain bike seja se desconectar do mundo lá fora, ter um celular junto é necessário. Caso algum imprevisto ocorra, ele permitirá que você entre em contato com amigos e familiares para informá-los. Desse jeito, é mais fácil solucionar problemas mecânicos ou um acidente. Além disso, você pode aproveitar para tirar fotos incríveis e comemorar sua mais recente conquista após o passeio.

6. Dinheiro

Carregar um pouco de dinheiro ou cartão não é uma má ideia. Além de eliminar o peso de andar com muitos alimentos, se a trilha pegar o horário da janta, basta parar no caminho e comer algo. Também, diante de qualquer imprevisto você tem recursos para pedir auxílio.

7. Ferramentas essenciais

Nunca se sabe quais serão as surpresas da pedalada. Por isso é legal levar com você um kit básico de ferramentas e também um cadeado. Um bom kit de ferramentas pode impedir que uma grande trilha de mountain bike termine prematuramente. E o cadeado quebra aquele galho, caso você decida resolver alguma coisa pelo caminho.

8. Kit de primeiros socorros

Diante de qualquer necessidade, o ideal é estar preparado. Logo, nunca comece uma trilha desprevenido. Além de lhe ajudar em momentos delicados, com um kit de primeiros socorros você também poderá auxiliar seus amigos de pedal, caso precisem.

9. Parceiros de pedal

Por falar em amigos, rodar de bicicleta é ainda melhor quando compartilhados com eles. Além disso, se tiver algum problema, é bom ter a quem recorrer. E isso é importante, pois independente do nível no ciclismo, o risco cabe a todos. Trilhas costumam ser desafiadoras e perigosas, apresentando deslizes, rochas e raízes. Contar com alguns membros experientes, tornará a atividade mais prazerosa e segura.

Como me preparar antes de uma trilha de MTB?

Ciclista colocando sua bike de MTB no carro

Seja você alguém experiente ou um iniciante em trilhas, há algumas ações de preparo que devem ser seguidas por praticamente todos os ciclistas antes de uma nova aventura. Com algumas dicas simples, é possível evitar desgastes e situações indesejadas que podem ocorrer em uma trilha de longa duração. Veja abaixo quais são elas!

Tenha uma boa noite de sono e descanse bem

Pode parecer óbvio, mas de vez em quando algumas pessoas abrem mão de um relaxamento completo. E acredite: ter uma boa noite de sono e estar com o corpo bem descansado são coisas essenciais para encarar uma trilha puxada. Por isso, durma pelo menos oito horas na noite anterior ao dia da trilha. Também, procure poupar energias para a atividade, já que ela pode demandar sua força extra.

Procure trajetos seguros e bem sinalizados

Muitos ciclistas gostam da sensação de pedalar em áreas mais isoladas. Isso porque gera uma sensação de liberdade e contato com a natureza. Entretanto, é sempre bom ter cuidado. Ao encarar o mountain bike, procure locais próprios para essas trilhas e com boa sinalização, garantindo assim a sua segurança. Um trilheiro experiente deve ter possíveis obstáculos e situações perigosas em mente na hora de decidir o local da atividade. O primeiro passo, para que tudo ocorra bem no caminho, é buscando conhecimento sobre:

  • nível de técnica necessária para o terreno;
  • previsão do tempo;
  • altimetria;
  • distância.

Tudo isso ajudará você a entender e se preparar para uma velocidade e intensidade adequadas.

Prepare sua mente e foco para o desafio

Encarar uma trilha de mountain bike é um desafio intenso e apaixonante. Por isso cuidados com a alimentação, corpo e mente são essenciais. Para ter uma boa performance tudo em você deverá estar em sincronia. Cuide de sua concentração e foco para completar o percurso sem sustos.

Revise a bicicleta

A primeira coisa a ser feita, antes de sair para uma trilha, é saber a situação da sua bicicleta. Cada parte deve estar no lugar, de acordo com a sua prática. Lembre-se de conferir os pneus, ajustar o selim, estado do quadro, checar a suspensão e deixar tudo regulado, conforme o terreno no qual irá pedalar. Além disso, manter a revisão da sua bike em dia, ajudará a diminuir os riscos. Garanta que todas as peças estejam funcionando bem, e esteja pronto para eventuais emergências.

Prepare uma alimentação leve e energética

Assim como toda atividade física de grande impacto, uma longa pedalada exige que o ciclista esteja bem alimentado. Então, além de levar o lanche no pedal, separe o dia anterior ao da trilha para comer alimentos leves e nutritivos, evitando gorduras e comidas pesadas. No dia, pode ser interessante fazer um café da manhã reforçado, carregar frutas e barras de cereal na mochila para suprir a energia durante a incrível aventura.

Organize cada detalhe com os outros trilheiros

Mesmo com todos os cuidados, é normal que imprevistos aconteçam em algumas trilhas. Por isso, o ideal é ter um grupo que organize junto os detalhes da pedalada. Que tal um ficar responsável pelo kit de primeiros socorros, outro pelos alimentos, um terceiro pelo trajeto e o quarto por artigos de segurança? Divida as tarefas e faça o seu percurso de mountain bike com mais tranquilidade e segurança.

Leve mapas, GPS e outros acessórios de auxílio

Além dos cuidados com o corpo, a alimentação e a organização, é preciso se atentar para objetos que possam ser úteis em uma trilha longa. Especialmente aquelas realizadas em lugares ermos. É claro que hoje os celulares possuem todos os tipos de programas, mas é bom se precaver para uma eventual falta de sinal ou de bateria. Por isso, coloque na mochila acessórios que possam ser úteis, como mapa de papel, GPS, canivete, corda e lanterna.

O que lembrar durante a trilha de MTB?

Pneu de uma bicicleta de MTB na lama da trilha

Além de carregar itens com você e manter um bom preparo, durante a sua trilha de mountain bike, algumas boas atitudes também são bem-vindas. Confira abaixo quatro itens que você não pode deixar de lado!

1. Postura do ciclista

Uma boa postura requer atenção em alguns aspectos, tais como: segurar com firmeza o guidão, manter o corpo relaxado e livre de tensão, flexionar os joelhos, para se adaptar ao terreno sem possíveis lesões, mover o corpo sempre o mantendo no centro da bicicleta. Lembre-se que isso afetará seu desempenho e resultará em uma boa performance.

2. Nunca pedale na contramão

Seja na trilha de terra ou em rua de asfalto, nunca pedale na contramão. Normalmente uma trilha de mountain bike passa menos carros que no asfalto. Mesmo assim, caso venha um carro no sentido oposto ao seu e você estiver pedalando na contramão, pode ser perigoso e acontecer uma colisão. O seu tempo de reação é diferente do tempo de reação do motorista. Além disso, no fluxo normal do trânsito, todos se vêem. Se você está à frente do carro, o motorista tem tempo para abrir algum espaço para a esquerda e, assim, fazer a ultrapassagem com segurança.

3. Não pare no meio da trilha

Quando você está pedalando em uma trilha mountain bike, é comum parar para fazer fotos ou contemplar a natureza. Mas lembre-se que antes de tudo, a trilha também pode ter passagem de carros, moto e até outros ciclistas. Para sua segurança, não pare no meio do caminho. A melhor dica é: encoste a sua bicicleta na lateral da trilha e, aí sim, tire fotos e aproveite a paisagem. Desse jeito, muitos acidentes podem ser evitados.

4. Não ultrapasse na descida

Se você estiver pedalando em dupla ou em grupo com mais amigos, fique atento às descidas. É normal ficarmos empolgados, mas pedale com segurança mantendo-se sempre sempre na sua mão. Além disso, se estiver rodando forte em busca de performance, certamente uma descida não será o melhor lugar para ultrapassar outros ciclistas. Lembre-se de que se você estiver descendo em alta velocidade no meio da trilha ou à esquerda na contramão e vier um veículo subindo no sentido oposto, o seu tempo de reação é muito curto. Por isso, divertir-se com segurança é muito importante.

E aí, preparado para encarar a sua trilha de mountain bike e fazer mais um dia histórico no pedal? Siga as dicas acima e procure outras sugestões de trilheiros experientes para uma pedalada inesquecível. Acompanhe o blog da Black Orange e continue vendo nossos conteúdos para elevar o seu nível na bicicleta. Boa trilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas