caixa de direção bike
Como usar as marchas da bicicleta
Pneu de bicicleta furado

Caixa de direção: qual é a melhor para a sua bike

Simplificamos: como usar as marchas da bicicleta

Pneu da bicicleta furado e agora? Entenda como utilizar o remendo emergencial

Um ponto importante, mas que muitas vezes é deixado de lado. Conheça aqui o que é a caixa de direção das bicicletas e quais são os seus tipos.

Se você pedala há algum tempo, com certeza já ouviu falar em termos como aheadset, standard, oversize e tantos outros. Esses nomes tão diferentes estão relacionados a uma coisa: a caixa de direção da bicicleta. Se você ainda não sabe o que ela é, tudo bem. Muitas vezes, é difícil identificar na bike onde componentes assim ficam. Entretanto, adquirir esse conhecimento será indispensável para um pedal mais tranquilo.

Pensando nisso, preparei um conteúdo especial explicando detalhes da caixa de direção. Que tal uma prévia do que você verá por aqui?

  1. O que é a caixa de direção?
  2. Quais são os tipos de caixa de direção?
  3. Como fazer a regulagem da caixa de direção?
  4. Como escolher a caixa de direção?
  5. 5 caixas de direção para comprar hoje.

Neste artigo você descobrirá tudo sobre cada um dos tópicos acima. Ao final, ainda poderá conferir cinco modelos desse componente que é sucesso entre os ciclistas. Venha comigo e aproveite. Boa leitura!

O que é a caixa de direção?

Caixa de direção bike Black Orange

A caixa de direção é a parte da bicicleta que conecta o garfo ao quadro. De forma geral, é o conjunto de componentes miúdos que fornece uma interface de rotação entre as outras peças. É a responsável pelo rodar macio do guidão quando viramos para os lados.

Esse componente pode usar colares de esferas ou rolamentos. Um modelo típico consiste em dois copos de rolamento, que são pressionados contra os terminais superior e inferior do tubo da caixa de direção — item que acomoda esse componente. Dentro dos copos, as esferas proporcionam um baixo atrito na direção da bicicleta.

Entre as opções de modelo no mercado, temos as caixas de direção externas – encontradas na versão rosca com medidas standard e oversize. A versão aheadset, também com medidas nestes mesmos tamanhos. A integrada oversize, que fica embutida no quadro. E o modelo tapered (cônica), encontrado nos modelos com caixas internas ou externas. No próximo título você descobrirá detalhes sobre cada uma.

Quais são os tipos de caixa de direção?

Em toda a jornada da história da bicicleta, a caixa de direção é um componente que evoluiu muito. Desde as antigas caixas standard, até a mais recente tapered, muita coisa mudou. Confira abaixo quais são os tipos de hoje em dia.

Caixa de direção externa

Esse é um dos primeiros tipos de caixa de direção. Porém, ele ainda é visto em bikes com finalidades simples. A caixa de direção externa possui espigas na medida 25,4 milímetros, cone e porca rosqueada para garfos. Para as de formato oversize, possui também rosca na espiga com maior área. Seus rolamentos e esferas soltas ou em colares garantem mais resistência, mesmo mantendo o sistema de porca e garfo com rosca.

Caixa de direção aheadset

Pouco tempo depois do surgimento do modelo externo, o sistema de fixação das bikes eliminou a porca e espiga com rosca. Assim, passou a utilizar a espiga lisa e mais alta, a caixa de direção denominada aheadset. Ela facilita a instalação e manutenção, pois para tirar a folga do sistema é necessário apertar apenas um parafuso na vertical no alto da espiga. Com isso, o componente é comprimido, dispensando o uso de ferramentas para finalizar o aperto.

Caixa de direção integrada

Com o uso de quadros de alumínio, o diâmetro dos tubos aumentou e houve a necessidade de elevar também o tubo frontal dessa peça. Da ideia de colocar a caixa de direção oversize dentro do quadro, não apenas suas abas de encaixe, nasceu o modelo integrado. Com a utilização de elementos de maior diâmetro, ele possibilita acabamentos mais rentes entre quadro e garfo. Além disso, entrega ao ciclista um design bastante harmonioso.

Caixa de direção tapered

A constante busca por leveza e desempenho fez surgir os quadros em fibra de carbono, com desenhos mais arredondados e fluídos. Essa mudança exigia resistência e criatividade, pois uma caixa de diâmetro pequeno forçava muito a cabeça do quadro em colisões ou buracos que seguram o deslocamento da bicicleta. Era transferida muita força para a região inferior, causando trincas e até quebras em algumas situações.

Para sanar essa dificuldade, surgiu a caixa de direção tapered, em português, cônica. Ela utiliza na parte de cima uma caixa de 1.1/8″ e embaixo uma 1.5”. Nisso, notamos o grande diâmetro dos quadros no ponto de maior exigência, onde o garfo gera uma enorme alavanca. Motivos estéticos e mecânicos foram avaliados para se chegar nesse formato. O conjunto acaba sendo benéfico também para os garfos e suspensões, que são bem reforçados quando fabricados com essas dimensões.

Como fazer a regulagem da caixa de direção?

Ciclista regulando caixa de direção da bike

As caixas de direção são componentes que ajudam na dirigibilidade das bicicletas. Duráveis, elas trabalham na maioria das vezes sem que a gente nem se lembre delas. Contudo, é preciso estar atento às manutenções preventivas, pois água e poeira podem detonar os rolamentos e esferas.

Bicicletas simples ou sem cuidado costumam ter problemas de folga nesse componente. É possível sentir isso quando pedalamos em estrada de terra, pedras paralelepípedo, pegamos buracos ou erguemos a roda dianteira. É comum ouvirmos o som da batida do colar de esferas contra a pista ou contra as caixas. Por isso, após algum tempo de uso aparecem as folgas nos rolamentos da caixa de direção. Com algumas ferramentas e um pouquinho de habilidade você mesmo pode resolver esse problema. Veja como fazer isso.

Checando a folga

Para verificar a folga na caixa de direção, freie a roda dianteira e faça um movimento firme para frente e para trás com a bike. Se houver folga você vai perceber. Faça este movimento com o guidão virado para a direita e também para a esquerda. Às vezes, percebemos a folga quando pedalamos forçado em uma marcha pesada e acontecem pequenos estalos na frente da bicicleta.

Outra maneira é segurar a magrela pelo guidão e bater com a roda dianteira seguidamente contra o chão, ouvindo barulhos vindos da parte da frente. Mas tenha atenção. Às vezes há outros motivos para esses sons. Pode ser falta de paralelismo da caixa de direção, má montagem dos rolamentos da direção, entre outras coisas. Se estiver com dúvida, o melhor é procurar uma loja especializada em geometria.

Modelos tradicionais (com rosca)

Para fazer o ajuste em modelos externos ou que possuem rosca, você vai precisar de: chave da caixa de direção, na medida de sua caixa, e um grifo ou chave inglesa, dependendo do modelo da sua bicicleta. O processo é parecido com a eliminação de folgas dos cubos de rodas, veja só:

  • solte a contraporca (porca de cima) no sentido anti-horário;
  • aperte a porca de baixo levemente, para eliminar a folga. Com cuidado para não travar o conjunto;
  • aperte a contraporca, segurando com a chave a porca de baixo;
    Dica importante: na hora que encostar a contra porca, solte a porca de baixo mais ou menos 1/10 de volta. Isso é importante para, ao apertar a contraporca, o rolamento não se prenda.
  • termine o aperto da contraporca enquanto segura a porca de baixo com a chave. Dica importante: quando for adquirir esse tipo de ferramenta certifique-se do tamanho de sua caixa de direção.
  • com a roda dianteira no ar, vire o guidão para a direita e esquerda e sinta como está o rolamento;
  • se ao final, ainda houver a sensação da existência de degraus ou dentes, isso significa que a caixa pode estar gasta ou danificada. Em situações assim você deverá substituí-la por uma nova.

Modelo aheadset

As caixas de direção aheadset, são realmente práticas. Além de darem menos manutenção, são mais fáceis de regular, necessitando apenas de uma chave allen. Por isso, são uma forte tendência que vem substituindo modelos antigos como a caixa com rosca. Confira abaixo como apertá-la:

  • com a bike no chão, solte os parafusos allen para liberar a mesa;
  • aperte o parafuso da tampa da caixa do aheadset e aperte o parafuso com cuidado, levemente;
  • reaperte os parafusos allen da mesa.

Como escolher a caixa de direção da bicicleta?

Na hora de fazer um upgrade na bike, como colocar uma suspensão em uma bike rígida, surge a dúvida. Como escolher a caixa de direção ideal para a minha bicicleta? A verdade é que muitos ciclistas compram componentes como garfos e avanços sem saber qual a medida certa, gerando prejuízos e frustrações na instalação. Uma boa caixa de direção é indispensável, mas cada componente deve ser instalado conforme as especificações dos fabricantes, evitando surpresas desagradáveis durante o uso.

Então, quando for escolher a melhor caixa para o seu pedal, lembre-se de focar no objetivo que você deseja atingir na bicicleta, de testá-la para garantir o seu conforto e de combinar os componentes. Assim como o corpo humano, tudo na bike deve conversar para atingir a sua meta em cima dela. Por isso, é impossível misturar as peças. Por exemplo, não podemos colocar uma suspensão oversize em um quadro standard. Ao contrário também não pode ser feito. Já no sistema integrado, também temos essa necessidade de compatibilidade. Se o seu quadro for de caixas com copos normais, não será possível colocar uma caixa de direção desse modelo.

Contudo, existem algumas adaptações que são feitas no mercado. É o caso dos adaptadores para garfos com rosa que permitem integrações no modelo aheadset. Entretanto, para garantir a sua melhor performance e experiência no ciclismo, não recomendo esse tipo de prática.

5 caixas de direção para comprar hoje

Caixa de direção bicicleta

Agora você já conhece os modelos de caixa de direção, sabe como eles funcionam e como escolher o melhor para você. Mas não vamos parar por aqui! Logo abaixo, separei 5  modelos de movimento desse componente que são sucesso entre os ciclistas, olha só!

1. Movimento de Direção Token Tapered TK070

A caixa de direção Token Heggset Tapered possui design único, revolucionário e patenteado pela Token. O modelo Heggset é a primeira e única caixa de direção com 4 funções. Premiada mundialmente por sua versatilidade, o modelo, além de atender várias funções, ainda seu acabamento anodizado é uma linda embalagem.

2. Expander FSA 1-1/8 32mm Garfo Carbono

O Expander FSA é feito em alumínio de altíssima qualidade, garantindo excelente durabilidade. Seu material se fixa no interior da espiga sem nenhum tipo de marca no interior da peça, preservando o material. Além disso, mantém tudo integrado ao componente de forma totalmente segura.

3. Movimento de Direção Black Orange 1-1/8 1.5 Tapered

O Movimento de Direção Black Orange é uma excelente opção para quem busca um componente de qualidade. Inteligente, ele apresenta rolamentos blindados fabricados em aço de alta qualidade e vedação emborrachada. Esse último inibe a entrada de água e resíduos, aumentando assim a vida útil da caixa de direção. Essa linha ainda conta com as opções

4. Movimento de Direção Absolute B540 1-1/8 1.5 Tapered 42/52

O movimento de direção Absolute B540 é uma excelente opção para adquirir componentes de qualidade com preço econômico. Assim como o modelo anterior, ele apresenta rolamentos blindados fabricados em aço de alta qualidade e vedação emborrachada.

5. Movimento de Direção Absolute Yamada 1- 1/8

Os componentes Absolute são sinônimo de alta qualidade e durabilidade no mundo do ciclismo. O movimento de direção 1-1/8 produzido através de um rigoroso processo de fabricação para alcançar a máxima precisão, proporcionando montagem perfeita ao modelo de quadro indicado, garantindo um funcionamento de forma adequada de todas as peças.

Encontrar a caixa de direção ideal é essencial para garantir uma boa performance em cima da bicicleta. No site da Bike Point, você encontra todos estes e outros modelos de movimento desse componente para elevar o seu nível no pedal. Acesse e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas