Ciclista vestindo camisa e capacete Black Orange ao lado de uma montagem de outra camisa Black Orange.
Imagem em estúdio com fundo preto de uma bicicleta Black Orange na cor Vermelha.
Ciclista de Mountain Bike, todo sujo e sorrindo, subindo um morro pedalando uma bicicleta Black Orange.

Equipamentos para ciclismo: descubra o acessório ideal para ganhar performance

Alumínio e carbono: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu quadro

Atividade rítmica no ciclismo, é possível? Descubra agora

Ter um bom desempenho em duas rodas não depende só de treino. Confira aqui equipamentos para ciclismo que irão transformar a sua experiência no pedal. 

Roupas coloridas, capacete, relógios com tecnologia de última geração. Será que tudo isso é mesmo necessário para pedalar? Pode parecer banal, mas cada equipamento para ciclismo tem uma função. E, quando você junta eles, a bike certa e uma rotina de treinos, os resultados são notáveis. 

Pensando nisso, escrevi um conteúdo especial que irá ajudar você a melhorar seu desempenho usando equipamentos para ciclismo. Aqui você encontrará itens fundamentais, as novidades do mercado e até dicas do que NÃO usar durante a pedalada. Boa leitura! 

Equipamentos para ciclismo: vamos começar pelo básico  

Se você pensa que para ser um profissional, precisa deixar de lado tudo o que é iniciante, pare por aí! Existem equipamentos para ciclismo que são fundamentais em qualquer nível de pedal. E é sobre eles que vamos falar primeiro.

Confira abaixo uma lista com 6 acessórios que não podem, de forma alguma, faltar no seu dia a dia.

1. Capacete de qualidade

Equipamentos para ciclistas: Capacete

Itens de segurança como capacete e retrovisores já tiveram seu uso muito questionado. Mas a verdade é que eles são indispensáveis na bike.

A dica para comprar um bom capacete é escolher aquele que encaixa perfeitamente na cabeça, com o tamanho ideal. Um sistema de afivelamento eficiente e adesivos refletores que facilitem a sua visualização na pista também não podem faltar. 

2. Roupas adequadas 

Homem vestindo roupa Black Orange ideal para ciclista

As roupas são um equipamento para ciclismo que, com certeza, fazem a diferença! Isso porque o uniforme do ciclista foca no conforto e alto desempenho do atleta. 

Fabricadas em material sintético que bloqueia raios solares, as roupas possuem um caimento justo que protege o condutor do vento. Além disso, o tecido ajuda a drenar o suor com uma secagem ultrarrápida. De uso versátil, é comum encontrarmos modelos com zíper de ventilação, bolsos para ferramentas, alimentos, entre outros. As cores vibrantes também fazem a sua parte destacando o ciclista no trânsito, estradas e trilhas.

E, já que o assunto é roupa, não podemos deixar de falar das bermudas. Um dos itens essenciais no vestuário, elas possuem acolchoamento na região do selim e alta compressão para pernas. Características que oferecem conforto para os membros mais utilizados neste esporte. 

3. Óculos de proteção   

Equipamentos para ciclistas: Óculos

Muitas vezes desprezados por iniciantes, os óculos de proteção são essenciais para uma pedalada com conforto. Sua função principal é proteger os olhos dos raios solares. Mas, indo além disso, eles impedem que poeira, insetos e dejetos da estrada atinjam a sua visão durante o trajeto. 

Para garantir esse nível de segurança, é importante estar atento ao formato dos óculos. Eles devem possuir lentes curvas e fechadas, impedindo a entrada de qualquer objeto. Também é possível encontrar no mercado modelos com lentes amarelas, ideais para quem pedala à noite. Esse tipo de acessório diminui o desconforto nos olhos, causado pela luz direta dos faróis de carros.

4. LUVAS

Equipamentos para ciclistas: Luvas

Outro equipamento para ciclismo importante para uma boa performance são as luvas. Elas permitem um conforto maior quando seguramos o guidão e utilizamos os freios. Se o seu trajeto for curto, talvez você nem note a diferença. Mas em pedais longos, a importância é imensa.

Além de evitar o desgaste durante o percurso de bicicleta, as luvas protegem as mãos em tombos inesperados. Em caso de queda, essa é a primeira parte do corpo que toca o chão, por isso é trivial cuidar.  

5. KIT REPARO

Ciclista fazendo um reparo no pneu da bicicleta

Nunca se sabe quando um incidente vai acontecer. Estar prevenido com um kit de reparos é o melhor jeito de não ser pego de surpresa. 

Para não atrapalhar a sua pedalada, o kit deve ser leve e compacto. Alguns dos itens que você pode carregar são: câmara e bomba de ar, chave allen, chave de corrente e espátula. Esse é um equipamento para ciclismo que pode ser colocado na bolsinha de selim

6. sapatilha

Equipamentos para ciclistas: Sapatilha

Último item desta lista, mas não menos importante. As sapatilhas são a chave para quem deseja sair do tradicional e elevar seu nível em performance. Usadas por quem busca um resultado profissional, elas educam a pedalada mantendo os pés na posição correta. Basicamente, este equipamento para ciclismo se prende ao pedal por meio de um clip. Assim, a força do ciclista é distribuída nas duas pernas ao mesmo tempo e os músculos são aproveitados com mais eficiência.

Quais são os novos equipamentos para ciclismo? 

Investir no seu conforto durante a pedalada é o que vai fazer você superar seus limites. Mas, hoje o mercado das bicicletas evoluiu tanto, que é possível contar com uma mão da tecnologia para ganhar performance. Agora que você conhece o básico em equipamentos para ciclismo, confira quais acessórios eletrônicos estão melhorando o desempenho dos atletas. 

1. Rolo de Treino Smart Interativo 

Rolo de treino interativo para ciclista

Falta de lugar, pouco tempo, clima desfavorável. Esses são problemas comuns no pedal, mas com este equipamento para ciclismo, não. 

O rolo inteligente é uma ferramenta focada no treino. Funciona assim: em uma espécie de cavalete você monta a bicicleta e pode pedalar sem sair do lugar. A diferença entre ele e os rolos fixos é que a versão inteligente se conecta a computadores e outros aparelhos. Assim, ela se comunica via ANT+ ou Bluetooth e permite que você controle a resistência por aplicativos próprios. 

Além do smart, também há a opção smart interativa. Nela, o ciclista pode simular subidas e determinar a potência e parâmetros do treino remotamente. Com esse  equipamento para ciclismo você conta com uma grande precisão em dados como cadência, potência e velocidade.Tudo de um jeito prático, automático e extremamente confiável. Vale a pena experimentar! 

2. Jogo de câmbio eletrônico

Câmbio eletrônico para bicicleta

A tecnologia também chegou para os componentes das bicicletas. Hoje é possível encontrar quadros com uma leveza que jamais se imaginou. E, claro, tudo isso reflete na sua performance no pedal. O câmbio eletrônico, por exemplo, apresenta resultados tão bons em competições de MTB, que tem sido adotado até por não-profissionais.

Esse equipamento para ciclismo possui um sistema que elimina cabos de aço. O trabalho é todo feito por baterias e sensores eletrônicos. Quando uma marcha é trocada, o aparelho envia a informação ao sensor no câmbio traseiro. Assim, a ação é interpretada e a troca é realizada sozinha.

Ainda, os câmbios eletrônicos são muito atrativos para quem busca alta precisão. Eles fazem a sua autocorreção durante a pedalada. Isso quer dizer que se o sistema entender que está desalinhado, ele mesmo se aperfeiçoa, sem o seu comando.

3. GPS Steel Bluetooth Com Sensor de Cadência

GPS para bicicleta com sensor de cadência

Essencial para quem deseja melhorar seus treinos, este GPS permite que o ciclista analise sua performance em tempo real. Prático, com ele você acompanha seu desempenho enquanto pedala. Fica fácil medir a distância percorrida, pedaladas por minuto, velocidade atual, média e máxima, tempo, altitude e muito mais. 

Inteligente, este equipamento para ciclismo se conecta via bluetooth com cintas cardíacas. Assim, é possível monitorar os batimentos na pedalada. Além disso, todas as informações geradas dos seus treinos podem ser compartilhadas no Strava. Legal, né? O GPS com Sensor de Cadência é o acessório certo para melhorar a intensidade das suas pedaladas. 

4. Ciclocomputadores

Ciclocomputador para bicicleta

Pode parecer um nome estranho, mas, acredite, os ciclocomputadores são famosos no mundo das bikes. Essa tecnologia serve para calcular ciclos, os giros da roda de uma bicicleta. Só que diferente dos velocímetros, ela entrega muito mais do que isso com os dados coletados. 

Equipamentos para ciclismo desse tipo são capazes de calcular a média de velocidade, consumo de calorias, cadência, entre outros. Dados indispensáveis para quem busca aumentar o desempenho, como é o caso dos atletas. Acoplados à bicicleta, os ciclocomputadores se comunicam com um imã que fica preso nas rodas. A coleta das informações é gerada a partir de um sensor de movimento fixado no garfo. A cada volta do imã, ele passa pelo sensor e transmite os dados para o equipamento.

Com um equipamento desse tipo você monitora de perto seu desempenho e aproveita seu treino ao máximo. Se nunca usou, vale a pena passar em uma loja especializada e testar este acessório.

5. Relógio Garmin

Relógio de pulso para ciclista

Quando falamos em um computador de bordo para ciclistas, fica difícil acreditar que pode haver algo melhor do que isso. Mas, acredite, é possível. 

Famosa mundialmente como um dos grandes nomes do mercado esportivo, a Garmin possui em seu portfólio uma gama gigante de rastreadores e dispositivos. Em meio a tantas opções, a que mais se destaca entre os equipamentos para ciclismo é o Garmin Forerunner. Um verdadeiro treinador de pulso que grava estatísticas e emite alertas quando os recordes pessoais são superados. 

Com um sensor óptico que mede a frequência cardíaca pelo pulso, este equipamento para ciclismo substitui o uso de cintas. Sozinho, ele monitora a distância, tempo, frequência cardíaca e auxilia atletas a manterem o ritmo para seus próximos recordes. Ainda, atua como um assistente de recuperação, informando quanto tempo de descanso você precisa antes do próximo treino. Tudo isso em um relógio! Entre tantos pontos positivos, podemos destacar o design e a leveza deste acessório. A simplicidade do sistema operacional e a tecnologia de medição cardíaca pelo pulso também são sem igual. Afinal, aparelhos que oferecem funções desse tipo, como as cintas cardíacas, costumam atrapalhar e pesar. Se a sua ideia é ter um auxiliar completo, compacto e com informações precisas, a resposta é um relógio Garmin.

Check-list: o que não fazer no pedal

Eu sei! Foi tanta novidade em equipamento para ciclismo que, lembrar de tanta coisa, parece difícil. Então, veja só! O Triatleta, Santiago Mendonça,  fez um check-list rápido sobre o que não fazer no pedal. Confira:

  • Vestir roupas soltas: evite tudo o que possa gerar atrito ou machucar a sua pele. 
  • Usar tênis ao invés de sapatilha: mesmo que não seja clipada, escolha as sapatilhas de tecido para pedalar. 
  • Pedalar sem capacete: item essencial e parte das regras nacionais de trânsito. 
  • Andar na contramão: não arrisque! Se for pedalar na estrada, respeite as placas e o direcionamento do tráfego. 
  • Usar cores discretas: quanto mais coloridas forem as suas roupas, mais destacado você estará em meio ao trânsito. 
  • Vestir roupa íntima ou mais de uma bermuda: para ter o caimento ideal e cumprir sua função, a bermuda precisa ter contato com a pele. Use este equipamento para ciclismo sem camadas. 
  • Ouvir músicas muito altas: durante uma pedalada, a sua atenção precisa estar no trânsito ou trajeto. Fique sempre ligado! 
  • Levar equipamento da modalidade errada: já imaginou usar uma sapatilha de speed no MTB? Pois é! Invista nos acessórios certos para você. 

Depois de tantos equipamentos para ciclismo, como carregar tudo? 

Simples! Escolha levar com você apenas o que for essencial. Sempre que for preciso, conte com uma ajuda especializada. É conhecendo os seus objetivos que um profissional experiente conseguirá guiá-lo com os equipamentos ideais para melhorar a sua performance. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas