Ciclista pedalando uma bicicleta MTB Black Orange
Bike Black Orange
Ciclista com bicicleta Black Orange

O que é o ciclismo? Entenda tudo para começar neste esporte

Como escolher a melhor bike para a minha categoria do ciclismo?

História da bicicleta: tudo o que você precisa saber sobre o pedal 

Andar de bicicleta é uma prática comum. Mas quando será que deixou de ser apenas lazer e se tornou profissão? Confira aqui o que é o ciclismo e suas curiosidades.

Para a maioria das pessoas, andar de bicicleta é um hábito que vem desde a infância. Então de repente, essa simples brincadeira se torna meio de locomoção, hobby e, muitas vezes, profissão. Mas será que apenas isso define o que é o ciclismo?

Para responder essa pergunta, preparei um conteúdo que irá lhe ajudar a conhecer melhor o mundo das bikes. Neste artigo você entenderá o que é o ciclismo, sua história e muitas curiosidades sobre o esporte. Confira uma prévia abaixo.

  1. O que é o ciclismo e qual é a sua história? 
  2. Quais são as categorias do ciclismo?
  3. Quais são os equipamentos do ciclista?
  4. Principais eventos competitivos do ciclismo: quais são?

Que tal conhecer em detalhes cada um destes tópicos? Venha comigo e descubra tudo que você precisa saber para pedalar mais informado. Boa leitura!

Bicicleta MTB Black Orange

1.  O que é o ciclismo e qual é a sua história?

Seja pelo trânsito, economia ou busca por bem-estar, cada vez mais pessoas estão escolhendo rodar de bike por aí. Uma realidade comprovada pela quantidade de bicicletas no país que, no último ano, ultrapassou os 33 milhões. Mas será que este número representa o que é o ciclismo? Com certeza!

Chamamos de ciclismo qualquer modalidade que envolve o homem e a sua bicicleta. Um dos esportes mais praticados do mundo, ele pode ser competitivo, recreativo ou exercício físico – tanto outdoor como indoor. Versátil, também faz parte do triathlon, categoria esportiva que une natação, ciclismo e corrida.

Por repetir os mesmos movimentos em frequência, o ciclismo é considerado uma atividade rítmica, altamente recomendada para manter a saúde. Além de auxiliar na perda de gordura e definição muscular, ele contribui na performance e desenvolvimento do sistema cardiovascular. Entre outros benefícios, temos também a melhora da respiração, do equilíbrio e a redução do estresse.

A história do ciclismo

Primeira bicicleta do mundo

Tudo começou em 1839 quando o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan criou o primeiro protótipo de bicicleta. Longe do que é o ciclismo hoje, o projeto tinha apenas dois pedais grudados em uma enorme roda na frente. Os modelos com sistemas de corrente, catraca e rodas de um mesmo tamanho foram desenvolvidos apenas em 1880. Já o mecanismo de marchas só surgiu em 1890. Entretanto, isso não impediu que os pioneiros do pedal seguissem rodando.

A primeira competição no ciclismo, nasceu antes da evolução da bicicleta: em 1869. Neste ano ocorreu uma maratona com um percurso de 123 km, entre as cidades de Paris e Rouen. Foi nela que o britânico James Moore se tornou o primeiro ciclista a vencer uma prova. Depois disso, o ciclismo só evoluiu. A partir de 1890, as bicicletas tiveram consideráveis melhorias nos seus mecanismos, ganhando impulso para atingir uma maior velocidade. Tal movimento fez com que tudo se desenvolvesse. Então, foi construído em Paris o primeiro velódromo, fomentando o pedal como uma modalidade esportiva.

Três anos depois, em 1893, foi criado por Henry Desgranges o Tour de France. Uma das competições mais famosas do ciclismo de estrada até hoje. Porém, foi em 1896, quando foi inserido nos Jogos Olímpicos, que o esporte ganhou projeção mundial. Em sua estreia, os atletas largaram de Atenas e pedalaram até a cidade de Marathon, retornando para a capital grega. Mesmo com um grande impacto inicial, o ciclismo ficou ausente das três edições olímpicas seguintes, voltando apenas em 1912. Desde então, é um esporte confirmado na agenda dos torcedores. Contudo, as mulheres só começaram a competir em Los Angeles no ano de 1984, na prova individual de estrada.

Ciclismo no Brasil

No Brasil, acredita-se que o que é o ciclismo hoje, tenha iniciado com os imigrantes europeus no final do século XIX. Entretanto, alguns registros mostram que antes disso já existiam ciclistas no Espírito Santo e em São Paulo, em 1895. Três anos depois, a primeira fábrica de bicicletas foi inaugurada em nosso país: a Caloi. Esta ação acabou popularizando de vez o ciclismo por aqui.

2.  Quais são as categorias do ciclismo?

Devido a sua praticidade, andar de bike é um dos esportes mais populares do mundo. Mas para definir com exatidão o que é o ciclismo, precisamos saber quais são as suas categorias e como funcionam. Confira abaixo os detalhes das 4 modalidades mais populares deste esporte.

1.   Ciclismo de Estrada

Tida como a modalidade mais antiga e clássica do ciclismo, na estrada as provas são divididas em duas fases. A primeira individual é chamada de contra o relógio e a segunda em estradas abertas

A competição contra o relógio começa com os atletas partindo de uma rampa com intervalos entre si. O circuito a ser percorrido é preliminarmente estipulado e sinalizado. O vencedor é aquele que fizer o trajeto até a linha de chegada em um menor tempo. Já as provas de estrada, acontecem em ruas ou vias públicas. O pelotão de ciclistas larga com o objetivo de ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. As bikes dessa modalidade costumam ser mais leves, com guidão mais baixo e pneus finos.

2.   Ciclismo de pista

Realizadas em velódromos ou em pistas oficiais de ciclismo, essa modalidade deve atender às normas da União Ciclística Internacional (UCI). Obrigatoriamente, as pistas de competição devem ser no formato oval. A variação de linhas inclinadas precisa estar entre 36 e 45 graus com extensão de 180 a 500 metros. Nesta categoria existem 6 tipos de provas, sendo eles a velocidade individual, velocidade por equipes, perseguição por equipes, omnium, madison e keirin.

3.   Mountain bike

Conhecido como o Ciclismo de Montanha, o mountain bike tornou-se popular a partir da década de 60, nos Estados Unidos. Em média, as provas têm duração de 1h30 a 2 horas. Com trajetos irregulares, terrenos naturais e muitos obstáculos, as bicicletas dessa modalidade são resistentes. Seus pneus são largos, contam com amortecedores traseiros, dianteiros e material resistente à impacto. Essa modalidade se divide em 4 subcategorias, sendo Downhill (DH), XCO (Cross-Country Olímpico), Freeride, 4x, Trial, Trip Trial ou Maratona, Uphill e o Enduro de Regularidade

4.   BMX ( Bicycle Motocross)

BMX é a sigla de Bicycle MotoCross. Esta categoria representa bem o que é o ciclismo, pois nasceu da paixão de jovens pela aventura. Inspirados no motocross, seus criadores imitavam as manobras usando bicicletas em pistas de terra. Assim, chegaram até o BMX. As provas dessa modalidade são realizadas em circuito fechado, com pistas compostas por desníveis, morros e ondulações. O tempo de duração das provas varia em torno de 30 a 40 segundos. 

3. Quais são os equipamentos do ciclista?

No hora de vivenciar o que é o ciclismo, cada acessório tem a sua função. E, quando você junta eles, a bike certa e uma rotina de treinos, os resultados são surpreendentes. Confira abaixo quais são os equipamentos que não podem faltar no pedal.

Bicicleta

Bike Black Orange

Por mais que não seja um equipamento, a bicicleta é um item que precisa estar neste conteúdo. Escolher um modelo que seja o correto para a sua modalidade do ciclismo é essencial para obter bons resultados. Aspectos como conforto, ergonomia e funcionalidade, tal qual o material, peso, suspensão e largura dos pneus, são os principais itens levados em consideração na hora da compra. Lembre-se de sempre conferir.

Capacete

Capacete de ciclista

Item fundamental para a segurança do ciclista, o capacete é obrigatório em todas as competições. Essencial para a proteção da cabeça, ele também deve ser definido conforme sua categoria, já que o impacto sofrido difere. Em geral, um bom capacete deve ser feito de material resistente à quedas e pancadas. Adesivos refletores que indiquem a sua posição durante os trajetos também fazem a diferença.

Luvas e proteções

Luvas e joelheiras de proteção para ciclistas

Utilizado principalmente em modalidades extremas, as luvas e proteções para os joelhos e cotovelos ajudam a evitar lesões graves. Já os óculos auxiliam no bloqueio dos raios solares e protegem contra poeira e insetos. Vale a pena experimentar.

Retrovisores, buzinas e faróis

Um retrovisor, uma buzina e um farol de bicicleta

Elementos fundamentais, os retrovisores permitem ao ciclista visualizar o ambiente ao redor. Já a buzina funciona como um alerta aos motoristas, quando necessário. Os faróis têm maior utilidade para quem prefere percursos noturnos.

Roupas e Coletes

Colete para ciclista

Fabricadas em material sintético que bloqueia raios solares, as roupas para ciclismo protegem o condutor do vento. Além disso, o tecido ajuda a drenar o suor com uma secagem ultrarrápida. De uso versátil, é comum encontrarmos modelos com zíper de ventilação, bolsos para ferramentas, alimentos, entre outros. As cores vibrantes também fazem a sua parte destacando o ciclista no trânsito, estradas e trilhas. Sapatilhas ergonômicas, capas de chuva que não comprometam a agilidade de movimentos também são cruciais para um bom desempenho.

4. Principais eventos competitivos do ciclismo: quais são?

Agora que você já sabe o que é o ciclismo, suas modalidades e equipamentos, que tal conferir as principais competições deste universo? Confira abaixo os eventos que mais agitam os atletas da bike.

●     Tour de France

O Tour de France, ou Volta da França, foi disputado pela primeira vez em 1903. O criador da competição foi o jornalista Henri Desgrange, fundador do Jornal L’Autort Organisation. Ele acatou a ideia de um dos funcionários do veículo de que a promoção de uma prova de ciclismo poderia aumentar a circulação do jornal.

Mais tradicional competição do ciclismo mundial, o Tour de France é disputado em 21 etapas durante 23 dias — dois dias são de descanso. Ele conta com a participação de 22 equipes, cada uma com 8 ciclistas. O percurso é alterado a cada edição, mas a chegada acontece sempre na avenida Champs-Élysées, em Paris. O vencedor é o ciclista que fizer o menor tempo na soma entre todas as etapas.

Em sua 109ª edição, o campeonato de bicicleta mais esperado do ano trará um percurso de 3.328 km, dividido em 21 etapas. A organização do Tour de France 2022, concederá às equipes e ciclistas um total de 2,3 milhões de euros, incluindo o valor do prêmio final, onde o vencedor da classificação individual geral poderá levar para casa o montante de 500 mil euros.

●     Giro D’Italia

Assim como o Tour de France, o Giro D’Italia partiu de uma iniciativa do jornal La Gazzetta dello Sport para vencer a concorrência. Dessa forma, em 1909, foi disputada a sua primeira edição.

O Giro D’Italia é disputado por 22 equipes, cada uma com 8 ciclistas, totalizando 176 competidores. A prova tem mais de 3.500 km de percurso. São 21 etapas, distribuídas entre contrarrelógio, planas e em montanhas. A organização divide a competição em diferentes níveis de dificuldade. Para vencer o Giro D’Italia, o ciclista deve acumular o menor tempo possível ao longo de toda a prova. Em geral, o valor total da premiação e bônus costuma ultrapassar os 1,5 milhão de euros.

●     Volta a Espanha

A história da Volta a Espanha começa em abril de 1935. A primeira corrida contou com 50 ciclistas, 18 deles espanhóis. A distância de 3.425 km foi percorrida em 14 etapas, numa média superior a 240 km por etapa. Hoje, junto com o Tour de France e o Giro D’Itália, a Vuelta integra o chamado Grand Tour e é uma das três competições de ciclismo mais importantes do mundo.

Como o próprio nome diz, a Volta a Espanha é uma competição que acontece em torno do território espanhol. Ao todo são 21 etapas. Em 2021, o ciclista Primoz Roglic venceu a competição e levou para casa o prêmio de 150.000 euros.

Gostou de saber mais sobre o que é ciclismo, sua história e principais modalidades? Então continue acompanhando nosso blog e curta a Black Orange no Instagram para receber mais dicas bacanas como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas