Ciclista com uma bicicleta Black Orange
Dois ciclistas conversando
Bicicleta vermelha da marca Black Orange na loja Bike Point

O tamanho da bicicleta faz diferença? Descubra aqui!

Glossário do ciclista:  fique por dentro da conversa na hora do pedal

Seguro de bicicleta: o que é e o que ele assegura?

Pode parecer detalhe, mas o tamanho da bicicleta é muito importante. Por isso, explico neste artigo tudo o que você deve saber antes de comprar sua magrela.

Seja para lazer, transporte ou competições, escolher a bike certa depende de uma somatória de fatores. Aspectos que ajudam a manter a saúde estão entre os mais importantes. Nesse sentido, a ergonomia é um ponto a ser considerado para preservar o bem-estar do ciclista. Por isso, antes de comprar um modelo apenas pelo visual, é preciso encontrar o tamanho da bicicleta ideal para você.

Não sabia disso ainda? Então, veja só. Assim como sapatos e roupas, as bikes também possuem um tamanho adequado para cada corpo. A escolha das medidas do quadro e do aro influenciam diretamente nas pedaladas e segurança. Logo, usar uma bicicleta maior ou menor pode ser muito desconfortável.

Então, para entender como tudo isso funciona e optar pelo tamanho da bicicleta ideal para você, confira este post. Coloquei aqui informações essenciais sobre esse assunto, olha só:

  1. Tamanho da bicicleta X ciclista. Tem relação?
  2. O que o tamanho da bicicleta errado pode causar?
  3. Tamanho da bicicleta: qual é o ideal para a sua altura?
  4. Bike fit: o que eu preciso saber?

Viu? Neste texto você encontrará tudo o que precisa para não errar na sua escolha. Continue comigo e veja a explicação completa de cada tópico. Boa leitura!

1.  Tamanho da bicicleta X ciclista. Tem relação?

Ciclista em pé ao lado de uma bike Black Orange

Para que a sua pedalada seja confortável, é necessário que você encontre o tamanho da bicicleta certo para você. Mas se engana quem pensa que, para isso, basta saber a altura do ciclista. Além de ser definido pela estatura do atleta, a medida da magrela é baseada no tamanho dos seus membros. Ou seja, seus braços e pernas também contam na hora da escolha. Isso porque entre estes três comprimentos, há uma grande variação conforme os indivíduos.

Um ótimo exemplo é pensar em alguém que tem exatamente a sua altura, mas pernas mais curtas. Essa simples diferença faria com que você precisasse de uma bike 1 polegada maior do que a desta pessoa. Portanto, escolher o tamanho da bicicleta não envolve apenas a sua estatura, mas sim, em como o seu corpo se adequa a todas as dimensões do pedal. Quanto melhor for o encaixe, mais confortável você ficará aumentando seu desempenho.

2.  O que o tamanho da bicicleta errado pode causar?

A prevenção de lesões e dores é o principal motivo de prestar mais atenção ao escolher o tamanho da bicicleta. Erros neste momento podem resultar em pedais mais curtos ou, até mesmo, na desistência por conta das dores. Por isso, o comportamento dinâmico da bike precisa estar totalmente de acordo com o corpo do ciclista. Um desencontro neste sentido, pode acarretar problemas sérios a curto e longo prazo, como:

  • Dores na região lombar, dorsal ou cervical.
  • Formigamento nas mãos e nos pés.
  • Rigidez muscular.
  • Esforço nas articulações do joelho.
  • Dormência na região dos órgãos sexuais (por conta da pressão errada do selim).
  • Dores nos ombros.
  • Problemas crônicos na coluna.

Além de prevenir lesões ao seu corpo, uma bike no tamanho certo promove um pedal muito mais produtivo. Daquele tipo que rende e faz você não querer mais parar de rodar. Com o seu corpo posicionado do jeito certo, o seu desempenho só vai melhorar.

3.  Tamanho da bicicleta: qual é o ideal para a sua altura?

Acertar no tamanho da bicicleta significa ter certeza do que você está buscando. Isso porque cada modalidade do ciclismo oferece funcionalidades diferentes, influenciando no pedal. Dependendo do comprimento do quadro e aro, a bicicleta pode ser mais ágil, leve e responder melhor em determinado ambiente. Por isso, reuni abaixo os quadros das principais categorias do ciclismo e seus aros.

Definindo o quadro

O tamanho dos quadros varia de acordo com o modelo da bicicleta. Então, o primeiro passo é saber qual tipo de bicicleta você precisa, levando em conta suas necessidades.

O quadro é o corpo da bicicleta. Seja de ferro, alumínio ou carbono, ele pode influenciar muito em seus objetivos. Para um pedal satisfatório, o tamanho deste componente deve estar de acordo com a altura do ciclista. Mas não é só isso. O comprimento das pernas também faz diferença. Por isso, você deve se basear no tamanho do cavalo — distância em centímetros do solo até a sua pelve. Confira abaixo como estas dimensões funcionam em cada categoria do ciclismo.

Mountain Bike

Bicicleta MTB Black Orange

Altamente requisitadas por quem pedala em trilhas, os tamanhos dos quadros da mountain bike variam entre S (pequeno), M (médio), L (grande) e XL (extra grande). Cada um é referente a um tamanho de bicicleta, sendo:

  • Tamanho S (quadro 15″ ou 16″): 1,65 até 1,71m.
  • Tamanho M (quadro 17″ ou 18″): 1,72 até 1,76m.
  • Tamanho L (quadro 19″): 1,77 até 1,82m.
  • Tamanho XL (quadro 21″): 1,83 até 1,90m ou mais.

Tirar a prova real do quadro da sua MTB pelo cavalo é simples. Comece ficando descalço, com as pernas levemente afastadas, encostado em uma parede. Com uma fita métrica, meça a distância do chão até a sua pelve. Este resultado é o tamanho do seu cavalo. Depois, transforme essa medida em polegadas e subtraia por 14. Em seguida, arredonde o número encontrado para o mais próximo do quadro da bike.

Bicicleta Speed

Bicicleta Speed Black Orange

As bicicletas speed são pensadas para o ciclismo de estrada. Diferente das mountain bikes, elas geralmente apresentam seus tamanhos em centímetros para indicar o quadro ideal. Confira abaixo:

  • Tamanho do quadro 46 até 50cm: 1,50 até 1,60m.
  • Tamanho do quadro 50 até 53cm: 1,60 até 1,70m.
  • Tamanho do quadro 53 até 56cm: 1,70 até 1,80m.
  • Tamanho do quadro 56 até 59cm: 1,80 até 1,90m.
  • Tamanho do quadro 59 até 63cm: 1,90 até 2,00m.
  • Tamanho do quadro 63cm ou maior: 2,00m ou mais.

Por ser medido de uma forma diferente, o cálculo do cavalo das speeds também não é o mesmo que vimos acima. A mudança acontece ao final. Para fazê-lo, siga o mesmo passo a passo anterior da medida do cavalo. Em seguida, multiplique o número encontrado em centímetros por 0,65 cm.

Bicicleta Urbana

Bicicleta Urbana

Também chamadas bike de passeio, este é um modelo indicado para quem quer pedalar por lazer. Para garantir conforto no trajeto, seu quadro também deve ser escolhido pela altura, confira:

  • Tamanho do quadro 14″: 1,50 até 1,60m.
  • Tamanho do quadro 16″: 1,60 até 1,70m.
  • Tamanho do quadro 17″ ou 18″: 1,70 até 1,80m.
  • Tamanho do quadro 19″ ou 20″: 1,80 até 1,90m.
  • Tamanho do quadro 21″ ou 22″: 1,90 ou maior.

Bicicleta Infantil

Bicicleta infantil

Além do modelo tradicional, as bikes urbanas contam com linhas de bicicletas infantis. Estes modelos costumam acompanhar rodinhas para ajudar a criança a realizar suas primeiras pedaladas. Entretanto, além da altura, aqui a idade do miniciclista também conta muito, veja só:

  • Tamanho do quadro 12″: 89 até 1,02m.
  • Tamanho do quadro 16″: 99 até 1,17cm.
  • Tamanho do quadro 20″: 1,14 até 1,32m.
  • Tamanho do quadro 24″: 1,30 até 1,60m.

Ou:

  • 2 anos a 3 anos e meio: Aro 12.
  • 3 anos e meio a 6 anos: Aro 16.
  • 6 anos a 9 anos: Aro 20.
  • 9 anos a 12 anos: Aro 24.
  • A partir de 12 anos: Aro 26 (adulto).

Comparação entre quadros

Para lhe ajudar a entender e criar referência na escolha do tamanho da bicicleta, há uma tabela geral de dimensões. Veja abaixo, uma relação entre as mountain bikes e as speeds, com seus respectivos tamanhos e comparações do que seria o mesmo tamanho, na outra categoria.

Tabela comparativa de quadro de bicicleta

Tamanho do aro

Aro de uma bicicleta

Já que estamos falando do tamanho da bicicleta certo para você, não posso deixar de citar os aros. Compondo as rodas da bicicleta, eles também devem ser escolhidos de acordo com a altura de quem irá pedalar. A dimensão mais comum para uma bicicleta de adulto é o aro 26. Já o 29, foi criado recentemente para as mountain bikes, melhorando o desempenho em trilhas.

Entretanto, também há uma forma simplificada de fazer a escolha certa. O tamanho do aro impacta na distância da bicicleta até o chão. Sabendo disso, as pessoas com estatura até 1,70m devem dar preferência para os aros 26 e 27,5. Já para os mais altos, os aros 29 são os indicados.

Confira abaixo como funciona cada um em detalhes.

Aro 26

A bicicleta de aro 26 é a mais comum no mercado. Esse tamanho garante agilidade e peso reduzido, quando comparado a aros maiores. Um dos pontos que posso destacar como positivo é a resistência deste tamanho. Por conta de seu diâmetro compacto, ele permite que a bike manobre em curvas e obstáculos com alta eficiência.

Entretanto, também preciso falar sobre a desvantagem das bicicletas de aro 26. Por contarem com uma área menor de contato com o solo, elas podem ter sua tração e estabilidade prejudicadas durante o uso. Além disso, elas necessitam de uma força maior das pernas e maior esforço.

Aro 27,5

O aro 27,5 é uma opção que vem ganhando espaço e crescendo no mercado. Diferente das bikes de aro 26, esse tamanho da bicicleta traz uma boa área de contato com o solo, oferecendo maior tração e estabilidade.

Entre seus pontos positivos, destacarei sua performance em curvas e velocidades altas. Além disso, elas mantêm a cadência com mais facilidade, trazendo um melhor desempenho para o ciclista. Tudo sem precisar de esforços extras.

Aro 29

Este é um modelo popular entre os trilheiros. Uma de suas principais características é a arrancada lenta com um bom sistema de freios. Seu tamanho proporciona uma maior área de contato com o chão, garantindo ainda mais tração e estabilidade.

Aro 700

Este modelo, traz um padrão similar à bicicleta de aro 29, mas se diferencia por sua largura interna estreita. Ela é leve e frágil, entretanto garante uma velocidade muito superior. Por isso, é uma opção comum para quem pedala na estrada.

Bike fit: o que eu preciso saber?

Ilustração Bike Fit

Depois de conhecer o tamanho da bicicleta e suas diversas variações, investir em um bike fit irá alinhar ainda mais seus objetivos no pedal. Mas você já sabe o que é isso? Veja só.

O profissional de bike fit é responsável por fazer um estudo completo do seu corpo, estilo de ciclismo e objetivos. Assim, ele encontra a indicação ideal de bicicleta para você. Desse jeito, a posição do selim, a altura do guidão, entre outros pontos são ajustados, para que a bicicleta fique exatamente na sua medida.

Por meio de cálculos, o profissional prepara uma análise personalizada, de acordo com as suas medidas. Além disso, ele observa a pedalada e estuda pontos de melhora entre você e a sua bicicleta. Confira um resumo dos principais benefícios deste serviço.

  • Amplia a confiança entre o ciclista e sua bicicleta.
  • Diminuição dos riscos de dores e lesões.
  • Aumenta o rendimento dos treinos.
  • Mais conforto para pedalar.

Viu só? Conhecer o tamanho da bicicleta ideal para você é muito importante para melhorar cada vez mais seu desempenho no pedal. Mas já que o assunto é performance, você já se imaginou como um ciclista profissional? No blog da Black Orange, você confere um conteúdo especial com todas as dicas que precisa para tornar a bike muito mais do que um hobbie. Ah, se quiser continuar acompanhando conteúdos como este, siga nosso Instagram. Ficaremos muito felizes em encontrar você por lá!

4 comentários
  1. Excelente ! Publicação que tem que ser compartilhada . Infelizmente muitas lojas focam apenas na venda de suas bikes esquecendo os princípios e objetivo de futuros ciclistas. Sempre vejo pessoas comprando bike erradas por falta de profissionalismo de vendedores. E uma pena pois muitos vão desistir por causa do desconforto em suas pedaladas.

    1. Olá, Fernando. Muito obrigado pelo seu feedback. Continue nos acompanhando por aqui para receber muito mais informações valiosas para o mundo do ciclismo. Valeu!

  2. Ótima matéria, parabéns!!! Descobri que o tamanho da minha bike está errado tenho 1,85 e pedalo em uma com o quadro L
    Por isso o desconforto no pedal.

    1. Oi, Max. Ficamos felizes que você tenha gostado da nossa publicação. Realmente o tamanho da bike faz toda a diferença para um pedal mais confortável. Continue nos acompanhando para receber mais informações sobre o universo dos ciclistas. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas